segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ATÉ AS FORMIGAS SÃO MAIS UNIDAS QUE OS DITOS SERES HUMANOS - LEIA E ENTENDA!

Lavoisier, em sua fábula sobre a cigarra e a formiga, alude ao trabalho árduo das formigas durante o verão para buscar suprimentos para o período de inverno. Nem vamos falar sobre a cigarra. 

Mesmo sendo um processo natural, é deveras incomodo em uma casa, a presença delas ao deixar qualquer coisa que possa servir de alimento, ou mesmo esquecer de limpar um determinado lugar. Foi o que aconteceu comigo.

Ao me dirigir a pia em casa, vi quase um exército transitando e, como já sabia que o detergente é algo que elas não gostam, resolvi fazer um cerco pra ver o que acontecia. Algumas ficaram de fora, mas, as que ficaram dentro, num primeiro momento, andavam de um lado pro outro, até, que de repente, se aglutinaram e não se movimentavam. Pensei então que tivessem morrido e toquei o dedo levemente no grupo que começaram a se mexer novamente e logo em seguida, se aglutinaram novamente.

A foto mostra este momento da união das formigas e penso que elas fizeram isto não apenas pra se proteger, mas quem sabe, economizar o ar ou, fazer revezamento do mesmo para não se intoxicarem com o cheiro do detergente.


Como tinha compromissos, saí e até esqueci do fato, mas, quando olhei para o local onde as formiguinhas, elas haviam saído, conforme pode ser visto neste outra foto.


Óbvio que algumas morreram, mas tive a certeza de as formiguinhas se uniram e ficaram juntas cuidando uma das outras até encontrar a saída para o grave problema que estavam vivendo.

Neste meu observatório, resolvi escrever sobre isto, pois, vemos os ditos seres humanos, cada vez mais olhando para seus umbigos, defendendo interesses pessoais ao invés de coletivos, brigando por este ou aquele partido e, o mais cruel; aludir que um governo não foi bom pra ele/ela, quando na verdade, se é bom para a maioria já deveria ser motivo suficiente para rever seus conceitos ou mesmo atividades ou a forma como toca sua atividade, para se integrar ao grupo. Infelizmente, isto é quem sabe, nos dias atuais, algo de devesse ser normal; começar a ser tratado como utopia.

Portanto, as formigas são mais unidas que os ditos seres humanos.

Luigi Matté

Nenhum comentário:

Postar um comentário