segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SANTA MARIA: HORA DE ENTERRAR OS MORTOS E PUNIR OS 'CULPADOS'

  O mundo reviveu neste domingo mais uma tragédia quase sem descrição.

O que deveria ter sido uma noite de diversão, acabou em morte coletiva, pranto e dor para quem teve de encarar a dura realidade que jamais poderia ser imaginada, até acontecer o que aconteceu na noite de sábado para domingo na danceteria KISS em Santa Maria/RS.

É preciso lembrar no entanto, que este foi mais um! O que realmente comoveu o estado, se espalhou pelo e país e o mundo, é o fato deste episódio ser incomum depois de muitos anos, o RS ter superado o incêndio das Lojas Renner em Porto Alegre, capital dos gaúchos.

Mas, devemos lembrar do Joelma no em São Paulo, do Gran Circus Americano em Niterói no Rio e assim por diante.

Em todos estes episódios o número de mortos foi de grande proporção e o que se deve levar para reflexão e discussão, é a vista grossa em nome do lucro, que deixa passar batido questões de segurança para evitar que isto aconteça.

No caso de Santa Maria, está se atribuindo a 'culpa' a banda, que ao produzir um efeito pirotécnico, uma fagulha do artefato tenha atingido o teto da boate e começado o incêndio. Teto este, coberto por uma espuma que com certeza tinha o caráter de vedar o som e possivelmente também, produzir um melhor efeito acústico interno.

Mas deve-se considerar o fato de que também, estas casas noturnas não estão devidamente adequadas para possíveis sinistros independente de sua proporção e o espaço interno, normalmente acaba abrigando muito mais gente  do que sua real capacidade.

De igual forma, as pessoas que buscam a diversão nestes espaços, costumam ter a ideia de que se não estiver lotado, é porque a festa não está boa e é comum ver-se em algumas destas casas, a super lotação que fica quase inviável até de circular pelo ambiente, seja até mesmo para ir toilete ou a copa.

Depois do feito, não adianta apenas lamentar, é preciso usar da razão e frieza para analisar os fatos como devem ser analisados e impedir que aconteçam outras tragédias desta proporção que aconteceu em Santa Maria/RS.

Na questão das pirotecnias, é possível fazê-las em espaços fechados como este. O problema em bem verdade, é que baseados nos efeitos pirotécnicos de grandes shows, onde quem realiza esta façanha de abrilhantar ainda mais uma apresentação, é feita por profissionais e que usam materiais adequados e além disto sabem como produzir o efeito em qualquer ambiente sem causar qualquer dano e, via de regra, estas bandas que estão na estrada buscando o sucesso, fazem isto de forma amadora na tentativa de se espelharem nos grandes nomes da música nacional e internacional.

É preciso levar em conta ainda, que a maioria destas casas não conta com saídas de emergência afim de que o local seja evacuado rapidamente sem que possa haver o pânico e, mais uma vez, aconteceu, que a maioria dos mortos, foi por asfixia.

Mesmo com tamanha tragédia, há monstros chamados de humanos: 

A mobilização nas redes sociais ontem, em especial no Facebook, foi algo  ser considerado.

No entanto, enquanto as páginas eram super lotadas por usuários fazendo o papel de solidariedade e ajudando com todo o tipo de informação possível, um acefálomo, resolveu brincar com a desgraça que o mundo compartilhava e se consternava.

O sem qualquer noção de realidade, de humanismo e respeito ao próximo; Daniel Anthosy Santiago disse o seguinte: Vou ligar pra Santa Maria pra perguntar quanto é o kilo de carne queimada e ainda ri, na forma escrita.

Outra pessoa comentou dizendo: nossa, você não tem coração não? E o mesmo acefálomo respondeu: tenho mas não tá queimado quanto os do povo de lá.

Já que o Facebook por vezes tolhe seus usuários quando entendem que convidam pessoas que dizem não quererem ser aceitas e outras sanções a estes, é possível tentar imaginar que o site excluirá este monstro da rede social.

   Dilma e Tarso se solidariam com familiares:


Também na mesma rede social, houve que como que aproveitando o momento, resolveu fazer uma politicagem sórdida dizendo que os chefes de estado estiveram lá para apenas se mostrar para sua clientela.

Mais uma vez, a falta de sensibilidade e até mesmo de conhecimento fez com alguns quisessem tirar proveito desta tragédia.

Tarso é filho de Santa Maria e começou sua caminhada política naquela cidade e com certeza a ela também é agradecido.

Já a presidenta, tem seus laços com o Rio Grande do Sul e não se pode esquecer de que ela também é mãe.

A foto mostra bem o quanto ambos estiveram em Santa Maria para promoção pessoal e de cunho eleitoral que começará em meados de 2014.

Nestes dois casos, sórdidos evidentemente, é possível perceber o quanto os tais seres humanos, se revestem de suas ignorâncias ou mesmo de seus ímpetos maus e não respeitam; nem a dor dos familiares, dos profissionais envolvidos em dar termo a toda aquela exposição de mortos e também das pessoas que em suas muito boa vontades, estavam através da rede, tentando ajudar.

Enfim, este mundo caído precisa com a máxima urgência rever seus conceitos e começar a fazer o caminho de volta aos princípios e valores éticos e morais.

É preciso de uma vez por todas, começarmos a nos ver como seres humanos e não como seres formatados, pelo lucro, luxúria e total desamor.

Que esta tragédia possa servir de profunda reflexão e da tomada de ações eficazes para que sinistros desta proporção não venham nos acometer novamente, do contrário, cairá no esquecimento e logo, logo seremos tomados de assalto por outra tragédia; seja ela na terra, no ar ou no mar.

A Voz se sensibiliza e se solidariza com as famílias e evoca o nome de Deus para que estes corações ora despedaçados possam ser reparados pelo Criador do Universo.

Fonte fotos: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário