sexta-feira, 19 de abril de 2013

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES - HORA DE APRESENTAR OS PROBLEMAS DO SEU MUNICÍPIO E RECEBER RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL


Aconteceu nesta quinta, conforme anúncio uma prévia para as planárias da 5ª Conferência Estadual das Cidades. 

Objetivo: apresentar de forma clara e objetiva as regras obrigatórias a serem seguidas pelas Comissões Preparatórias Estaduais e Municipais, bem como estabelecer os critérios de análise e validação das Conferências Municipais pelas Comissões
Estaduais, Recursais e de Validações.

Os Municípios devem convocar as Conferências Municipais através de decreto específico até o dia 15 de maio de 2013, publicando em diário oficial e em veículos de ampla divulgação.

Endente-se por ampla divulgação: rádio, jornais e/ou meios de comunicação usuais no municípios.

Caso não haja iniciativa do Executivo Municipal, o Legislativo Municipal e/ou a Sociedade Civil (de acordo com o Art. 40, § 1º do Regimento da 5ª Conferência Nacional das Cidades) poderão convocar a Conferência em veículo de comunicação de ampla divulgação até a data aprazada.
 
A Voz Comenta:
 
Estas conferências visam aproximar as populações do Governo Federal e melhor dimensionar os problemas in loco, assim como fazer a distribuição dos recursos através dos projetos apresentados.
 
É bom lembrar que na etapa municipal, além dos temas a serem discutidos, serão eleitos os delegados para a etapa estadual.
 
Nesta etapa, é muito importante fazer uma caravana para fazer quorum no intuito de viabilizar que estes delegados possam fazer parte do elenco que irá para a etapa nacional em Brasília.
 
Como no orçamento participativo, a representatividade é muito importante pois é uma das garantias de garantir os recursos para as demandas do município.
 
Caso o município não se credencie em tempo hábil, o mesmo deverá ser feito por uma entidade de classe ou associação de moradores.
 
Desta forma, o município perde sua titularidade na representação.
 
A cidade de Estância Velha/RS na 4ª Conferência, não teve o apoio da população na participação da etapa estadual e, por conseguinte, não obteve lugar para a etapa nacional.
 
Quem sabe por isto também, a cidade continue no ostracísmo e relegada aos quereres de alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário