O canto coral é uma arte que remonta séculos e passou por várias nuances e aprimoramento.
Mais difundido dentro das igrejas, os corais saíram destes umbrais e chegou até no rock. Um dos exemplos desta difusão e dimensão, está no Opera Rock The Who na canção "A quick one, while he´s away; Pink Floyd popularizou álbuns temáticos como The Dark Side of the moon que durante anos ficou no imaginário dos fãs e somente há algum tempo depois foi divulgado pela banda que se baseava em "Alice no país das maravilhas". E a Opera Rock Hair que também saiu dos palcos da Broadway e adentrou as telas de cinema no mundo.
Fazendo esta breve ilustração, vê-se que a utilização de vozes sincronizadas ou sincopadas na regência do maestro, provem encanto e porque não dizer, a elevação do espirito, da alma.
O Coral Canto União, atravessou gerações, viajou por vários lugares e por onde passou, encantou.
Num processo quase que simultâneo após o início dos anos 90 e com uma mudança praticamente radical, no cenário musical, e pela falta de incentivo, na família, nas escolas e investimentos do poder público, muitos destes desapareceram e a continuidade de corais voltou para os umbrais da igrejas.
O Coral em questão no entanto, parece ter ignorado todo este cenário e no governo Toco, recebeu o incentivo necessário para seguir com suas apresentação.
O Canto União, leva o nome da sociedade, que, por sua vez, também, já no final dos anos oitenta começou a passar por dificuldade, sendo hoje na cidade, um elefante branco quase sem serventia.
Desta forma, o que poderia ser seu estandarte para sua perpetuação, o coral, também não recebe qualquer incentivo da sociedade e, para não parar, os integrantes do coral arcam de seus próprios bolsos recursos para suas apresentações em festivais, dentro e fora do estado; o que é lamentável.
O louvável porém, é saber que o Coral Canto União vive e sobrevive, somente e tão somente pelo amor a arte de cantar e encantar, de seus integrantes.
Marco Henrique Prade
Marco Henrique Prade

Nenhum comentário:
Postar um comentário