sábado, 18 de maio de 2013

Anatel diz que operadoras de celular não atingiram metas sobre conexão à internet

Pela segunda vez, as operadoras de telefonia móvel não conseguiram alcançar as metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação ao serviço de conexão à rede de dados. A segunda avaliação de desempenho das empresas mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%.

Em outros indicadores, como o índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede móvel e acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas pela agência. Os resultados são referentes ao período de novembro de 2012 a janeiro de 2013.


A primeira avaliação trimestral da Anatel, divulgada em fevereiro, também havia demonstrado dificuldade das operadoras em atingir as metas de conexão à rede de dados. A avaliação começou a ser feita depois que a Anatel suspendeu as vendas de novas linhas por 11 dias, em julho do ano passado, por causa do desempenho insatisfatório das operadoras.


As empresas tiveram que apresentar planos de investimentos na melhoria das redes, do atendimento ao usuário e diminuição de interrupções do serviço. Os investimentos no serviço previstos para o triênio 2012-2014 totalizam R$ 30 bilhões.


O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) ainda não se manifestou sobre a avaliação da Anatel.

Fonte: Por Sabrina Craide, da Agência Brasil

A Voz Comenta:

Esta falácia entre Anatel e as operadoras de telefonia já é antiga e pelo visto mesmo com esta informação atual, passará a ser antiga.

Num passado não muito distante, reclavam das telefonias públicas, por exemplo e fizeram de tudo para privatizá-las alegando que seria melhor evitaria o cabide de emprego e etc.

O que estamos vendo no entanto, pode não ser o cabide de empregos, mas uma relação muito intimista entre o órgão que deveria ser o regulador e fiscalizador destes serviços. Por isto também, as distiintas opoeradoras, via de regra, multinacionais, fazem o que bem entendem e a Anatel assiste a tudo e acaba dizendo; amém.

É muita falta de vergonha e respeito com os usuários brasileiros destes serviços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário