A discussão sobre o tema está cada vez mais acirrada entre os partidos que apoiam e os que não apoiam a redução da maior idade penal e, de nenhum lado se vê uma proposta digna para que a população se postule melhor sobre o assunto.
A verdade no entanto, é que quem vive o dia a dia de ter de sair de casa sem saber se vai voltar e, pior ainda, se acometido por assalto e até mesmo morte envolvendo adolescentes.
É preciso considerar, que o ECA - Estatuto da Criança E Do Adolescente, tem sua muita parcela de culpa neste cenário e isto não está sendo levado em consideração.
É preciso considerar também, que as políticas públicas que deveriam ser prioridade para não se chegar a este ponto, são relegadas a segundo plano e os problemas de há muito, não apenas se avolumam, como também se perpetuam.
É preciso considerar, que o atual modelo do Sistema Prisional, está há muito falido e, de igual forma, não há nem investimentos e muito menos programas efetivos de ressocialização da massa carcerária.
Na FASE, não é diferente e acaba sendo um depósito de menores infratores se preparando para a universidade do crime.
A verdade então, é que os políticos sempre buscam a solução de efeito analgésico que não resolve o problema e muito menos estão aptos a versar sobre o tema.
O PSOL e o PT, se posicionam contra, mas não apresentam um solução plausível e isto acaba virando um discurso vazio, porque a população tem presa em proteger-se. Já os que apoiam, também não apresentam algo concreto, mas neste momento, vencem a queda de braços, justo porque, a população não suporta mais viver de sobressalto, completamente insegura e pior ainda, se fizer qualquer coisa para um menor criminoso sofrerá consequências e penalizações graves e isto não é justo em detrimento de um criminoso declarado, mas amparado por lei.
Enquanto os opositores a Redução da Maior Idade Penal, não apresentarem algo de concreto e eficiente, então, que seja a lei aprovada e vejamos no que vai dar.
No entanto, com todo este desajuste social, a corrupção ganhando cada vez mais espaço principalmente no cenário político, é certo que não demorará muito para reduzir para 14 anos a idade penal.
Se os políticos em sua maioria fossem sérios, é certo que não estaríamos chegando a este ponto, mas, já que chegamos, então, que resolvamos este problema de desajuste social crônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário